Poucos sabem, mas desde 2003 o cliente tem uma data especial reservada no calendário: o  dia 15 de setembro foi instituído “Dia do Cliente”. A idéia foi implantada inicialmente no Rio Grande do Sul e se estendeu aos demais estados brasileiros, com a proposta de homenagear os clientes de todo o País, e de aprimorar as relações comerciais. Mas será que os clientes estão satisfeitos com a atuação e o atendimento oferecido pelas empresas?

Essa pergunta me lembra a aula de Planejamento que tivehá pouco na faculdade, onde minha professora passou um trabalho surpresa sobre Atendimento e seu relacionamento com o cliente.

atendimento

A relação Cliente-Atendimento mudou muito durante os tempos. Atualmente o relacionamento entre eles é tão pessoal quanto profissional. O cliente quer ser tratado como pessoa, quer ser ouvido, quer um amigo também. E isso tem algum problema ? É tão simples para o Atendimento perguntar como estão os negócios de seu cliente, como vai sua família, sua vida… Um dos fatores determinantes para o fechamento é o Atendimento se vender primeiramente antes de vender o produto. Fato.

De acordo com Roberto Meir, presidente da Abrarec e especialista internacional das relações com o cliente, mesmo com os avanços tecnológicos e profissionais empenhados em atender bem o cliente, as empresas brasileiras ainda precisam melhorar muito quando o assunto é relacionamento com o cliente. “Além disso, as organizações precisam estar estruturadas para manter o contato direto com seus clientes, a fim de identificar gostos, preferências e ouvir também sugestões e reclamações”.

Bom, Atendimentos, seus clientes os esperam. Move your body!

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